26 de maio de 2009

Sonhos perturbadores...

.....
Quem já não acordou no meio da noite assustado com algum sonho estranho? A sensação é a de que foi bom acordar, mas algumas vezes é difícil voltar a dormir.
A importante obra de Hieronymus Bosch (1450-1516) parece ter sido toda inspirada em sonhos perturbadores, e era considerada obscura, mesmo naqueles tempos sombrios, onde tudo era considerado pecado.
Incrível imaginar que antes do Brasil ser descoberto, o genial pintor criava cenas como essas:

The Garden of Earthly Delights.
1480-1505 Oil on panel
Museo del Prado

Christ Carryinhe Cross. Oil on panel
76.7 × 83.5 cm Museum of Fine Arts

Para completar o post assustador, ouça a música que foi trilha do filme " De olhos bem fechados " do cineasta norte-americano Stanley Kubrick.
O filme é imperdível e a música dá o ar misterioso da trama.





11 comentários:

Aura Sacra Fames disse...

O sonho mais pertubador da humanidade foi acordar e ver-se escravo, acordar e ver-se humilhado, acordar e ver-se destruído pelo seu irmão "civilizado", o sonho mais pertubador da humanidade foi este mundo.

Abraços
aurasacrafames.blogspot.com
Por uma sociedade diferente!

Anônimo disse...

O mundo dos sonhos é incrível.
Já li algumas matérias sobre os sonhos em revistas, sites etc.
E cada vez mais, o vejo como algo diferente, mas muito interessante.
Uma terra a ser descoberta.

Rubens disse...

Várias vezes tive pesadelos, para mim durante muitos anos isso foi normal, depois me livrei disso, gostei da pintura muit bem feita.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Mutante disse...

Pesadelos, sempre assustadores. Várias vezes acordamos assustados e nem lembramos do que nos deixou assim. É estranho, mas eu gosto de ter "sonhos" assim, adrenalina!
Quanto a trilha, muito boa, De Olhos Bem Fechados foi o último filme do grande e genial Kubrick.
Uma pena foi perder um diretor como ele.

Abraço!

Caio Ricci disse...

Esse cara era estranho!!
Dá uma olhada nesse quadro que ele pintou ainda no século 15

http://www.flickr.com/photos/caioricci/3570939845/

É uma representação do momento da morte.As pessoas vão sendo levadas por anjos para um túnel que acaba numa luz imensa!O interessante é que aqueles que já passaram realmente por experiências de quase morte relatam esse túnel aos psiquiatras e pesquisadores.Alguns cientistas dizem que é uma falha no córtex cerebral que provoca essa alucinação,mas as muitas pessoas que passaram pelo evento dizem que o buraco é bem mais embaixo:elas estavam conscientes e conversaram com outras pessoas e seres que estavam lá ajudando e passando uma sensação de Amor indescritível.Como o Bosch poderia saber dessas coisas numa época tão remota e pintar a cena a partir de ângulo de observador???Para quem se interessar pelo assunto de EQM aqui vai um site bacana e sério

http://www.lifeafterlife.com/

Beijos

Arthur Alves disse...

Nossa, agora não irei mais conseguir dormir... =S

rsrs

Belo post, belo blog!
Sucesso...

Abs

Danilo disse...

A primeira pintura já conhecia e é realmente de arrepiar. É interessante análise que o Gombrich faz no livro "História da Arte". O quadro é tão bom que mesmo com a banalização de imagens, ele ainda é intrigante.

Limão com vodka disse...

Perturbador é acordar. Sonhos são fichinhas perto da realidade atual.

Stephanie C. de Mello disse...

Putz realmente sonhos perturbadores são como enigmas insistentes.. Vc pensa pensa e não quer pensar, como se fosse realmente descobrir algum significado.
E realmente depois que no "mundo real" acontece algo relativo, vocÊ percebe que foi um aviso. Mas que ridículo não? Um aviso em forma de sonho.. Sem crédito algum.

Ah o filme de olhos bem fechados.. Assisti. Essa música é da cena dos mascarados nao eh? Eu nao me lembro muito bem, mas a música é bem bem sinistra. Perturba um pouco, mas é interessante, assim como o teu blog. Fui até vc através do Blog da Às.

Grande abraço. \o/

Pedro Rodrigues disse...

Seu blog mostra que você é muito interessante, gostos refinados e postura de rainha.
Parabéns!

Gabriel Messias disse...

Ola estou dando uma breve passadinha hj para dizer que tem um selinho para voce em meu blog... abraços...